fbpx

A aplicabilidade do seguro garantia judicial em ações trabalhistas

Garantia Judicial Trabalhista

Altos custos com AÇÕES TRABALHISTAS, são um incômodo para as empresas, principalmente para aquelas que, com a CRISE ECONÔMICA em decorrência da Covid-19, tiveram sua receita e lucro prejudicados.

Ter um FLUXO DE CAIXA SAUDÁVEL é fundamental para a saúde financeira e integridade das empresas, a fim de honrar com os seus compromissos.

Entre os custos demandados de PASSIVOS TRABALHISTAS, citamos o DEPÓSITO RECURSAL, que bloqueia determinada quantia significativa do capital de uma empresa, justamente, para que ela possa RECORRER DE DECISÕES TRABALHISTAS DESFAVORÁVEIS, assegurando CONDIÇÕES FINANCEIRAS para arcar com a CONDENAÇÃO.

A Reforma Trabalhista, possibilitou a substituição do DEPÓSITO RECURSAL pelo SEGURO GARANTIA JUDICIAL, conforme disposição prevista no artigo 899, parágrafo 11º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Para você entender mais sobre a UTILIZAÇÃO DE SEGURO GARANTIA PARA SUBSTITUIÇÃO DO DEPÓSITO RECURSAL, continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é o DEPÓSITO RECURSAL?

Apesar de pouco divulgado, a GARANTIA JUDICIAL TRABALHISTA é uma alternativa para EMPREGADORES DEMANDADOS EM JUÍZO, que para exercerem sua defesa, que, via de regra, é por meio de embargos à execução, devem arcar com o valor da condenação ou nomear bens à penhora.

O DEPÓSITO RECURSAL trata-se de uma forma de GARANTIA diante de um PROCESSO JUDICIAL TRABALHISTA, na qual o empregado deve mostrar que conta com meios para realizar o pagamento da condenação, caso a decisão seja mantida nas instâncias superiores.

O que é o SEGURO GARANTIA?

O SEGURO GARANTIA JUDICIAL é uma modalidade de seguro específica para PROCESSOS JUDICIAIS, sendo uma alternativa ao pagamento de cauções, DEPÓSITOS JUDICIAIS em dinheiro, PENHORA DE BENS e FIANÇAS BANCÁRIAS.

O SEGURO GARANTIA JUDICIAL garante ao segurado o reembolso dos prejuízos que venha a sofrer em relação às OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS de responsabilidade do EMPREGADOR em casos de CONDENAÇÃO JUDICIAL.

Quais as VANTAGENS GARANTIA JUDICIAL TRABALHISTA?

O objetivo da GARANTIA JUDICIAL TRABALHISTA é assegurar futuras execuções de créditos trabalhistas já reconhecidos em DECISÃO JUDICIAL, ainda que esta seja provisória na JUSTIÇA DO TRABALHO.

Ao optar pelo SEGURO GARANTIA, a empresa não precisará dispor de suas RESERVAS FINANCEIRAS, pois utilizará uma APÓLICE DE SEGURO COMO GARANTIA EM SUBSTITUIÇÃO AO DEPÓSITO RECURSAL.

Quais são os benefícios do SEGURO GARANTIA JUDICIAL?

O principal benefício do SEGURO GARANTIA JUDICIAL é não deixar os recursos imobilizados durante um processo.

Utilizando a GARANTIA JUDICIAL TRABALHISTA, o capital da empresa não será imobilizado, bem como, não haverá limite para o CRÉDITO BANCÁRIO.

Quais são as principais REGRAS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO DEPÓSITO RECURSAL?

  • VALOR DA APÓLICE: o valor do seguro deverá ser igual ao valor da condenação, acrescido de no mínimo 30%, observados os limites estabelecidas pela Lei 8.177 e pela Instrução Normativa 3 do TST;
  • ESCOLHA DA SEGURADORA: a seguradora escolhida deve estar registrada e ser autorizada a prestar tal serviço;
  • VALIDADE DA APÓLICE: a apólice do seguro contratado deve valer, por no mínimo, 3 anos;
  • PROCESSO JUDICIAL: deve conter a referência do número do processo judicial;
  • RESCISÃO: contrato de seguro NÃO pode conter cláusula que permita a rescisão do acordo.

Sua empresa precisa de assessoria jurídica trabalhista?

O Escritório Creuza Almeida Advogados é especialista em Direito Trabalhista Empresarial, prestando ASESSORIA EMPRESARIAL TRABALHISTA com CONHECIMENTO JURÍDICO especializado e FOCO EM RESULTADOS.

Através de uma banca formada por ADVOGADOS TRABALHISTAS DA ÁREA EMPRESARIAL, o Escritório Creuza Almeida Advogados, auxilia EMPRESAS e EMPRESÁRIOS a tomar as MELHORES DECISÕES, através de ESTRATÉGIAS SEGURAS, pautadas na LEGISLAÇÃO VIGENTE e nas mais recentes decisões aplicadas ao DIREITO TRABALHISTA EMPRESARIAL.

Se você tem dúvidas quanto a SUBSTITUIÇÃO DO DEPÓSITO RECURSAL TRABALHISTA PELO SEGURO GARANTIA JUDICIAL ou qualquer outro assunto, fale com o Escritório Creuza Almeida Advogados agora mesmo clicando aqui.

 

Creuza de Almeida Costa é fundadora do Creuza Almeida Escritório de Advocacia.
Formada em Direito em 2008 pela FIR – FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, pós graduada em Processo Penal, Direito Penal e Ciências Criminais.
Palestrante e Professora.
Vice-Presidente da ABRACRIM/PE – Associação Brasileira de Advogados Criminalistas.
Diretora Nacional de Relações Institucionais da ABCCRIM – Academia Brasileira de Ciências Criminais.
Presidente da comissão de processo penal constitucional da ABCCRIM
Coautora do livro Mulheres da Advocacia Criminal.
Premiada Mulher Evidência 2019.
Prêmio Destaque Nordeste.

 

Ligue
Rota
WhatsApp Fale com a Advogada!