fbpx

Golpes digitais

golpes

A mudança na rotina dos brasileiros por causa do coronavírus transformou a forma como as pessoas interagem no digital.

Os golpes pela internet cresceram muito durante a pandemia. As ameaças envolvem golpes financeiros, incluindo pelo WhatsApp, até Inteligência Artificial e guerra cibernética.

O aumento do fluxo de dados e transações financeiras pela Internet atraiu a atenção de golpistas, por isso, não é à toa que somos constantemente alertados sobre golpes no mundo virtual.

Os golpes virtuais têm evoluído na mesma proporção que a tecnologia e, hoje, no Brasil, já foi alcançado a triste marca de um golpe financeiro a cada 6 segundos.

Conheça alguns dos principais golpes virtuais

Um dos golpes mais populares na internet, atualmente, é o uso de falsos cadastros para o roubo de informações pessoais como:

  • Clonagem de WhatsApp por meio de código de verificação;
  • Golpe do PIX, no qual o criminoso se aproveita do desconhecimento da vítima sobre as formas de cadastro das chaves;
  • Pacote de dados gratuito enganosamente oferecido em nome da Anatel;
  • SMS informando fechamento de agências bancárias induzindo a pessoa a clicar em links para fazer cadastros;
  • Perfil falso nas redes sociais para agir como estelionatário;
  • Páginas falsas de empresas que vendem e não entregam;
  • Golpes utilizando a vacina para Covid-19 como isca;
  • Campanhas de desinformação com deepfake e IA;
  • Roubo de dados de dispositivos conectados ao 5G, entre outros.

Dicas para não cair em golpes

  • Desconfie sempre de ofertas muito baratas;
  • Certifique-se de que a loja virtual é realmente o endereço oficial da empresa;
  • Não click em links desconhecidos recebidos por aplicativos de mensagens e por e-mail
  • Não forneça informações pessoais para qualquer pessoa
  • Acesse a rede social apenas pelo app oficial instalado no celular ou digitando o endereço da plataforma diretamente no navegador do seu computador ou smartphone;
  • Bancos e instituições financeiras não solicitam senha por e-mail ou por WhatsApp, bem como, não enviam link de acesso por estas plataformas.

Aliado ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras, o cenário está pronto para a intensificação de ataques conhecidos, além da chegada de uma nova geração de ofensivas cibernéticas.

Fui vítima, e agora?

Caso você tenha clicado em algum desses links, é preciso tomar precauções, ainda que não tenha ocorrido nenhum fato mais grave.

Ao identificar algo suspeito denuncie e se acontecer algo mais grave, consulte uma advogado especialista em crimes cibernéticos ou advogado especialista em golpes virtuais.

Do tradicional estelionato a golpes que utilizam as tecnologias mais avançadas, sem que você sequer desconfie que há algo de errado até que o prejuízo ocorra, o mais importante é entrar em ação imediatamente, assim que você perceber que algo de errado aconteceu.

Reunir provas para buscar uma reparação legal é duplamente importante, pois permite que você

A Lei 14.155/21, sancionada no fim de maio, altera o Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal), para tornar mais graves os crimes de violação de dispositivo informático, furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet; e o Decreto-Lei nº 3.689/1941 (Código de Processo Penal), para definir a competência em modalidades de estelionato.

Assim, a nova lei amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets.

escritório de advocacia Creuza Almeida Advogados conta com advogado para crime digital, advogado para crime virtual, advogado para golpes virtuais.

Oferecemos aos nossos clientes soluções legais em processos de crime cibernético com eficiência e competência, oferecendo as melhores soluções para ação de crime virtual.

Precisa de advogado para crime digital e crime virtual?

Fale com Creuza Almeida Advogados clicando aqui.

Ligue
Rota
WhatsApp Fale com a Advogada!