fbpx

Defesa em Inquérito Civil Ambiental

inquérito civil ambiental

O inquérito civil é regulado pela Lei Federal 7347/85 e refere-se a uma investigação administrativa a cargo do Ministério Público.

Comumente é instaurado quando o procurador tem fortes indícios de que um direito coletivo, um direito social ou individual indisponível (relativo a meio ambiente, saúde, patrimônio público, por exemplo) foi lesado ou sofre risco de lesão, podendo o fato narrado ensejar futura propositura de ação civil pública.

Subsidiariamente, serve para que o Ministério Público:

  • prepare a tomada de compromissos de ajustamento de conduta ou realize audiências públicas e expeça recomendações dentro de suas atribuições;
  • colha elementos necessários para o exercício de qualquer ação pública ou para se aparelhar para o exercício de qualquer outra ação a seu cargo.

O inquérito civil tem o seu procedimento dividido em três fases:

Instauração: o Ministério Público instaurar o inquérito civil, para atuar no local onde ocorreu ou possa ocorrer o dano.

Instrução: nesta fase, é feita a coleta de provas, como perícias, depoimentos, testemunhas, inspeções, requisição de informações e documentos etc.

Conclusão: após a instrução, há a conclusão do inquérito civil ambiental, no qual pode se propor ação civil pública, arquivamento do processo ou a celebração do termo de ajustamento de conduta, que é bastante utilizado como solução na reparação de danos ambientais.

Além das provas e documentos, será levado em consideração a intenção do investigado. Assim, a ele pode ser imputado um fato danoso seguido de omissão por parte do agente, simples negativa de responsabilidade, ou, se for provado que o investigado realmente tem responsabilidade, mas adotou medidas para minimizar os danos ambientais as consequências jurídicas serão outras.

O inquérito civil tem caráter inquisitivo como o inquérito policial, no qual o Ministério Público em atenção ao princípio do contraditório (todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito) concedem a oportunidade do investigado manifestar a sua defesa, inclusive através de advogado ambientalista.

A Lei n.º 7.347/85 que disciplina a Ação Civil Pública de responsabilidade por danos, entre outros, causados ao meio ambiente, faz previsão da possibilidade de instauração de Inquérito Civil, sob a presidência exclusiva do Ministério Público para a investigação da autoria, materialidade e extensão daqueles danos.

A importância do acompanhamento de um advogado ambientalista, trata-se da em grande parte, dos danos ambientais que são levados ao conhecimento do Ministério Público para dar início à instauração de inquérito civil ambiental, mesmo que não seja possível comprovar que o fato não aconteceu ou que o investigado não tem nada a ver com ele.

O ajustamento de conduta celebrado no inquérito civil ambiental quando utilizado de forma adequada, consciente e planejada, torna a solução do caso mais rápida, econômica e positiva para o agente e para o meio ambiente.

O escritório Creuza Almeida Advogados conta com profissionais especializados no Direito Ambiental, propondo estratégias inovadoras e atualizações em licenciamentos ambientais e demais procedimentos obrigatórios proferidos por órgãos públicos.

Entre em contato com o escritório de advocacia Creuza Almeida e fale com um advogado especialista em direito ambiental.

Fale conosco agora mesmo clicando aqui.

Creuza de Almeida Costa é fundadora do Creuza Almeida Escritório de Advocacia.
Formada em Direito em 2008 pela FIR – FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, pós graduada em Processo Penal, Direito Penal e Ciências Criminais.
Palestrante e Professora.
Vice-Presidente da ABRACRIM/PE – Associação Brasileira de Advogados Criminalistas.
Diretora Nacional de Relações Institucionais da ABCCRIM – Academia Brasileira de Ciências Criminais.
Presidente da comissão de processo penal constitucional da ABCCRIM
Coautora do livro Mulheres da Advocacia Criminal.
Premiada Mulher Evidência 2019.
Prêmio Destaque Nordeste.

Ligue
Rota
WhatsApp Fale com a Advogada!
%d blogueiros gostam disto: